BISCOITO FINO

BISCOITO FINO
REQUINTE AO SEU PALADAR

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Mr. Pretzel - O sabor do suborno...

Calma! Eu sei que esse não é o melhor slogan pra este biscoito tão gostoso...

Mas é a mais pura verdade. Vamos conhecer um pouco de sua história.
Por volta do ano 610 dC num mosteiro no Sul da França , monges criaram, com retalhos de massa, um biscoito feito de tiras dobradas representando uma criança de braços dobrados em oração. Os três buracos vazios representavam a Santíssima Trindade. Esses biscoitos eram oferecidos como suborno as crianças que memorizassem versos biblicos e orações. Os monges o chamavam de "pretiola", que em latim quer dizer "pouca recompensa". O pretiola ficou tão famoso que percorreu as regiões da França e da Itália, subiu os Alpes através da Áustria, e cruzou para a Alemanha, onde se tornou conhecido como bretzel ou pretzel.



Mas deixemos um pouco a história de lado e vamos a receita deste 'pequeno suborno".



Para a massa básica, você vai precisar de:

2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
2 colheres de sopa de açúcar refinado
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de água morna
1 ovo
3 colheres de sopa de margarina
1 pitada de sal




Para cobertura:
1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
Margarina derretida suficiente para banhar o pretzel

Modo de preparo da massa: dissolva o fermento no açúcar, junte os demais ingredientes e amasse bem. Cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos, até dobrar o volume. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça 15 cordões de 1 cm de espessura e cerca de 50 cm de comprimento. Para fazer o formato de pretzel junte as 2 pontas no centro do cordão, dando duas voltas antes de apertar bem. Coloque em uma assadeira untada e enfarinha e deixe descansar por 15 minutos. Antes de assar pincele ligeiramente com água. Asse em forno médio (180ºC) pré-aquecido, por cerca de 10 minutos, ou até que fique dourado.

Cobertura: depois de assado, e ainda quente, banhe ligeiramente o pretzel na margarina derretida e polvilhe com o açúcar e a canela. Coma em seguida.

Vale muito a pena, é simples, rápido e gostoso...


Um abraço e até a próxima
Tio Lezinho

Nenhum comentário: